A competitividade de uma empresa depende de vários sistemas que se interligam na organização. Nesse contexto, a Manutenção atua como um elo de ligação entre os sistemas de obtenção de materiais e inspeção de equipamentos e recursos, buscando:
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Compatibilidade entre os momentos de intervenção e os interesses da produção: As paradas
de manutenção devem ser programadas com base em um prazo que tenha a menor influência
possível na produção.
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Eliminação de retrabalhos e problemas crônicos: os problemas crônicos são aqueles que
ocorrem quando a organização se habituou a não buscar a causa básica da falha, mas sim a
aplicar uma
solução rápida que resolva o problema. Assim, torna-se comum conviver com problemas
repetitivos, ainda que de
solução conhecida.
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Garantia da existência de sobressalentes, equipamentos, peças e ferramentas;
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Prevenção de falhas: evitar situações de risco para as pessoas, para a instalação e
para a
empresa.
- Planejamento de manutenção efetivo/preciso: Um trabalho planejado é sempre mais barato, mais rápido e mais seguro do que um trabalho não planejado. E será sempre de melhor qualidade.
Atualmente, os sistemas informatizados para planejamento e controle da manutenção proporcionam uma melhoria considerável nas funções de coordenação e inspeção, em função da economia de tempo dedicado a entrada, transferência e consulta de dados, além da automação de emissão de ordens para a resolução de falhas e manutenções de rotina, com recursos que notificam problemas inesperados.