blog
Manutenção: uma função vital para empresas 20 Julho 2022 / Alice Vinhas
A competitividade de uma empresa depende de vários sistemas que se interligam na organização. Nesse contexto, a Manutenção atua como um elo de ligação entre os sistemas de obtenção de materiais e inspeção de equipamentos e recursos, buscando:
  • Compatibilidade entre os momentos de intervenção e os interesses da produção: As paradas de manutenção devem ser programadas com base em um prazo que tenha a menor influência possível na produção.
  • Eliminação de retrabalhos e problemas crônicos: os problemas crônicos são aqueles que ocorrem quando a organização se habituou a não buscar a causa básica da falha, mas sim a aplicar uma solução rápida que resolva o problema. Assim, torna-se comum conviver com problemas repetitivos, ainda que de solução conhecida.
  • Garantia da existência de sobressalentes, equipamentos, peças e ferramentas;
  • Prevenção de falhas: evitar situações de risco para as pessoas, para a instalação e para a empresa.
  • Planejamento de manutenção efetivo/preciso: Um trabalho planejado é sempre mais barato, mais rápido e mais seguro do que um trabalho não planejado. E será sempre de melhor qualidade.

  • Atualmente, os sistemas informatizados para planejamento e controle da manutenção proporcionam uma melhoria considerável nas funções de coordenação e inspeção, em função da economia de tempo dedicado a entrada, transferência e consulta de dados, além da automação de emissão de ordens para a resolução de falhas e manutenções de rotina, com recursos que notificam problemas inesperados.